Notícias Contábeis


Anatel aprova Programa de Alta Formação de Liderança para Mulheres

09/04/2025

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a criação do Programa de Alta Formação de Liderança para Mulheres. A decisão foi formalizada por meio de Circuito Deliberativo realizado em 2 de abril de 2025, com o objetivo de capacitar mulheres em habilidades e conhecimentos relacionados ao ecossistema digital e à inovação. O programa visa ampliar a participação feminina em posições estratégicas dentro da Agência.

A proposta foi apresentada pelo conselheiro da Anatel e presidente do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi), Alexandre Freire. O projeto está alinhado aos objetivos do Plano Estratégico 2023-2027 da Agência, às necessidades de capacitação identificadas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2025 — aprovado pela Portaria nº 2.905, de 25 de setembro de 2024 — e às diretrizes da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa também está em sintonia com os princípios de diversidade e inclusão institucional.

“O Programa de Alta Formação de Liderança para Mulheres da Anatel busca antecipar tendências e preparar a Agência para os desafios de um cenário digital cada vez mais complexo. Capacitar nossas lideranças femininas é investir na missão institucional, promovendo inovação com responsabilidade social e foco na inclusão. O programa representa mais um passo estratégico no avanço desses objetivos”, destaca Alexandre Freire.

A formação abordará temas como Inteligência Artificial (IA), Segurança Cibernética, Liderança, Tecnologias Emergentes e Ciências Comportamentais, com a participação de instituições internacionais de excelência, como Oxford University, MIT, Harvard University e iNudgeyou.

A seleção das participantes será baseada em critérios objetivos, como nível do cargo, conhecimento dos temas, capacidade de liderança e engajamento com a organização. A candidata indicada pela Anatel deverá atender aos requisitos de ingresso da universidade, incluindo, entre outros, a realização de entrevista na língua nativa do curso. Após a capacitação, as servidoras deverão disseminar o conhecimento adquirido no âmbito da Agência.

"Nosso compromisso é formar mulheres para exercerem papéis de liderança, que, além de altamente qualificadas, estejam comprometidas em compartilhar saberes e transformar o ambiente institucional. Ao incentivar a multiplicação do conhecimento, o programa fortalece a cultura organizacional da Anatel e avança na construção de uma gestão mais diversa, equitativa e preparada para os desafios do futuro", afirma o presidente do Ceadi.

A iniciativa integra o Programa Eleva, voltado à capacitação de servidores que exercem funções de liderança ou demonstram potencial para cargos de gestão. A Anatel já vem desenvolvendo uma série de ações para fortalecer a presença feminina em espaços decisórios, como a equiparação de gênero no Conselho Superior do Ceadi e a criação de um repositório de referências bibliográficas de autoras. Com este novo programa, a Agência busca consolidar uma cultura organizacional cada vez mais comprometida com a diversidade e a equidade.


Fonte: Agência Gov